Getting Back and Getting Used To It


São 02:44 e instintivamente tive de voltar aqui. Não vou dizer que é um sentimento novo, é algo em que tenho colocado a minha cabeça há imenso tempo: voltar ou não voltar a um hobbie que por um lado me deixa tão feliz mas que, ao mesmo tempo, me consegue deixar tão miserável. Eu tenho pensado muito nisto nestes tempos em que voltei a viver com os meus pais, estou desempregada, desocupada e sempre a correr para médicos ou por causa da depressão, ou da ansiedade ou da assustadora sensação de que nunca irei ser suficiente em nenhum sentido. Atenção! O meu objectivo com este post não é reclamar sobre o quão incapacitada me tenho sentido pessoalmente e emocionalmente, o meu objectivo é voltar a pegar numa coisa que em tempos já me deixou tão feliz.

Ainda me lembro daqueles tempos em que eu escrevia os posts na secretária do meu namorado da altura, há uns 8 anos atrás com o meu antigo blog. Sei que há pessoas que ainda se lembram dele (Olá Salomé, Patrícia, Sandra, etc), chamava-se Green Grass and Black Clouds apenas porque gostava da combinação das palavras, não há grande história atrás do nome. Nele publicava religiosamente os meus outfits, os meus achados em lojas de segunda mão e a minha paixão pela vida em geral. Claro que nem tudo eram mar de rosas, mas na minha confusão interna eu conseguia encontrar um piso seguro e esse piso era o meu blog de moda em que comecei a dar os primeiros passos quando estava ainda a viver em Vila Real. Levei o blog adiante durante muitos anos e até me acompanhou quando fui viver em Santiago de Compostela e onde tinha os backgrounds mais bonitos para os meus conjuntos vintage, com peter pan collars e oxford shoes. Agarrava-me a detalhes e nesses detalhes encontrava paz interior e era isso o que era blogging para mim. 


Mas os tempos passam e as coisas mudam! Eventualmente tive uma quebra gigante na minha vida e nada do que o Green Grass and Black Clouds representava para mim continuava a fazer sentido. Tive de parar mas o vício é tão grande que acabei por voltar com outro blog, o Venus In Fleurs, mais vívido na memória daqueles que me seguiam porque efetivamente gostavam dos meus posts sobre livros, música, cores de cabelo de algodão doce e os pequenos detalhes, esses mesmos a que sempre me prendi para encontrar algum significado para a vida. Mas com o Venus in Fleurs eu vi a blogosfera a mudar drasticamente. Os comentários já não eram sobre o que nós dizíamos mas sim sobre o que mostrávamos, a primeira impressão. Os longos comentários cheios de esperança e carinho passaram para meros "Gosto! Visita o meu blog!". Gostam? Gostam do quê? Que spam é esse em que todos gostam de tudo em troca de uma visita de volta, de um comentário tão vazio como o "gosto"? Não me levem a mal, eu também comentei muitos blogues por visitas porque a certo ponto foi isso que me parecia o certo a fazer. Blogging já não era o meu escape. Blogging era uma obrigação e não daquelas que até são divertidas. Blogging era uma competição! E para competição, eu já tenho tanta na vida, aqui no blog eu deveria apenas ser genuinamente quem sou, sem máscaras, sem obsessões por visitas e sem medos da minha vulnerabilidade. 

E é por isso que hoje me decidi sentar com o computador em cima das pernas, colocar o Melodrama da Lorde a dar bem alto nos meus headphones e escrever um bocadinho, ganhar coragem e voltar a uma coisa que me acompanha desde adolescente, desde que tive o primeiro acesso à internet, onde escrevia no Livejournal, no Fotolog e todos esses antecedentes do que é chamado de blogging nos dias de hoje. Chega de colocar pressão em cima de mim, em cima de nós! Basta fazer aquilo que gostamos, nunca seremos perfeitos e essa é a magia de tudo!

You May Also Like

28 comentários

  1. Essa é a magia de tudo <3
    Fico feliz que estejas de volta e estou a acompanhar, como sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Maria <3 Fico sempre feliz por te ter por estes lados!

      Eliminar
  2. Que bom que voltas-te, como sempre digo a vida da muitas voltas
    Beijinhos
    Novo post (Review Conjunto De 20 Pcs Makeup) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, a vida não pára de nos surpreender :)

      Eliminar
  3. Pois até há os que nem sequer retribuem o comentário. Vêm e nem comentam. Há de tudo os que nos seguem e pedem para ser seguidos e assim que isso acontece deixam passar algum tempo e retiram o nome de seguidor à socapa.
    Mas um blog é uma boa terapia para ocupar o tempo. Eu estou com problemas de saúde e o meu melhor medicamento é o meu blog senão já teria dado em doida.
    Continua.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há todo um tipo de personalidades diferentes na blogosfera. O problema é a falta de genuinidade mas isso acontece em todo o lado :)
      Ainda bem que o blog te está a ajudar nos teus problemas de saúde, consegue mesmo funcionar como um refúgio! E as melhoras, claro <3

      Eliminar
  4. Vejo imenso sentido nas tuas palavras... Eu acho que acima de tudo um blog é uma coisa nossa, é onde temos de ser nós mesmas sem a pressão daquilo que é esperado pelos outros. Mais do que ter mil visitantes por dia, importa a forma como nos sentimos ao escrever e ao expressar o que sentimos, importa partilhar o que realmente nos apetece, seja isso o que for (afinal de contas somos todos diferentes). Não temos de escrever em dias certos, não temos de fazer um post X porque meio milhão o faz. O nosso blog é isso mesmo, nosso. E tal como dizes, é mesmo essa a magia!
    Gostei bastante da tua escrita e vou estar deste lado a acompanhar!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia concordar mais com tudo aquilo que disseste! A forma como nos sentimos e expressamos é o mais importante e é isso o que nos faz diferenciar neste meio tão confuso que é a blogosfera!
      Obrigada <3

      Eliminar
  5. Gostei muito do teu texto. Eu também atravesso essa fase de ansiedade e depressão mas confesso que o blog me tem ajudado e .. muito!
    Fico muito feliz quando vejo comentários complexos e produtivos pois de certa maneira é como que, quase houvesse uma ligação entre mim e a pessoa que está do outro lado mas sim, infelizmente, deixa-me triste que muitas pessoas façam disto uma competição e se resumam como dizes, a um mero "gosto", etc.
    Contudo, o meu blog está em fase de crescimento e sei que não é fácil destacar-me na blogosfera pois são cada vez mais os blogs que surgem e o nível de qualidade aumenta, por isso por vezes recorro ao bom senso das pessoas para me ajudarem no crescimento mas ao mesmo tempo que dou uma vista de olhos e deixo a minha opinião crítica sobre o assunto do post da pessoa em questão.
    Gostei muito do teor do teu artigo, obrigada por partilhares conteúdo relevante.

    Beijinho
    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom que o blog te ajude na depressão e na ansiedade, quando usado de uma forma positiva é sem dúvida uma ajuda gigante! Infelizmente muitas vezes deixei-me afetar pelos aspectos negativos deste mundo mas o segredo está mesmo em levar tudo com leveza e com amor. Tudo o que é feito com amor tem bons resultados <3
      E eu sou completamente a favor no que diz respeito ao apoio mútuo e troca de comentários entre bloggers mas é preciso que seja uma troca verdadeira, não é verdade?

      Um beijinho de melhoras e fico feliz que tenhas gostado :)

      Eliminar
  6. Eu lembro-me do Venus in Fleurs!!! (=

    Espero que voltes, mas faz o que sentires que é melhor para ti, ao teu próprio ritmo... não há pressas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, sempre pressas :D E é engraçado como ainda há tanta gente que se lembra dos meus antigos blogues, acho sempre que eles são totalmente irrelevantes!

      Beijinhos ^^

      Eliminar
  7. Lembro-me de tudo isso, de todos os teus blogs até agora. Sempre aqui a torcer por que melhores - para mim ter um blog também é um escape. Sempre foi. Grande beijinho, Marisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que mimo Bárbara! Na verdade já nos seguimos desde o tempo do Last.fm, isso sim, real followers! Obrigada e um beijinho! <3

      Eliminar
    2. Haha so true, há mais de dez anos já! :) <3

      Eliminar
  8. O meu blogue actual é o meu terceiro e apesar de achar que é aquele com que mais me identifico há dias em que também penso que me arrasto numa "blogosfera" que hoje em dia representa mais competitividade do que sentimentos e experiências reais e também opiniões sinceras. Vejo tantos comentários que me são feitos de forma tão aleatória que às vezes até me sinto mal a pensar que aquilo que escrevo não é tão bom quanto o que as outras pessoas escrevem.

    Obrigada por teres abordado este assunto de forma tão honesta! Ganhaste uma seguidora :)

    Beijinho,

    Miss DeBlogger

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente como eu! Muitas vezes pergunto-me se o meu conteúdo é assim tão fraquinho para receber comentários tão sem opinião. Mas o problema obviamente não é nosso! :)

      Fico feliz que tenhas gostado! Beijinho!

      Eliminar
  9. obrigada pelo comentário <3
    espero mesmo que consigas retornar :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Espero que voltes e eu estarei aqui para seguir.
    Eu chego sempre a uma certa altura em que simplesmente me apetece desistir do blog porque mudo muito rapidamente e existem muitas coisas que deixam de fazer sentido.
    Espero que encontres o teu lugar como eu estou a tentar encontrar o meu e que este cantinho te ajude a recuperar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero que encontres esse lugar, no fundo estamos todos à procura do nosso espacinho na blogosfera e não há mal nenhum nisso! Nunca desistas <3

      Eliminar
  11. E em todo o lado encontramos de tudo! Concordo que os "comentadores que só querem seguidores" estão cada vez mais a crescer, temos que nos abstrair deles e sermos nós próprios, continuar a lidar com o nosso blog como achamos que devemos lidar, porque também há quem realmente se interesse, quem realmente leia e goste de ler o que escrevemos e com isso comente com sentimentos genuínos, há que alimentar esses sentimentos!
    "Os tempos passam e as coisas mudam" é um facto. O nosso blog pode acompanhar essa mudança, sem competições, sem obrigações :) e espero sinceramente que voltes a encontrar esse 'piso seguro' no teu blog, gostei muito do texto!

    Beijinho querida,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão! São nesses seguidores que realmente se interessam por aquilo que nós publicamos em que temos de pensar... e em nós, claro :) E sou toda a favor de alimentar sentimentos, nada melhor do que uma troca genuína!

      Muito obrigada e um beijinho <3

      Eliminar
  12. Obrigada por teres escrito tudo
    O que me vai na cabeça ha tanto tempo. Tambem abandonei o meu blog pela mesma razao, e muitas vezes penso em voltar e lembro-me da alegria que sentia com esse meu hobbie. Mas a internet muda a uma velocidade assustadora e se antes procurava nela o meu refugio hoje tento afasta-la cada vez mais da minha vida .
    Ainda me lembro do green grass and black clound :) sempre adorei todos os teus blogs !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo tão bem o que isso é. A internet consegue levar-nos à exaustão sem nos apercebermos, é por isso que precisamos de criar barreiras para tirarmos partido do que em tempos nos deixou felizes mas sem nos massacrarmos com as diferenças que vamos encontrado hoje em dia, mudanças essas que acabam por ser tão negativas para a nossa saúde mental. Eu gosto de blogging, do original tipo de blogging, daquele divertido e em que era incrível encontrarmos blogues com os quais nos identificávamos, era um mundo novo! Ainda me lembro perfeitamente do teu blog também <3 Sempre foi dos meus favoritos e dos que mais me inspiravam, tenho muita pena que tenhas acabado com ele!
      Era muito bom se voltasses :) Trazer a velha guarda toda de volta!

      Eliminar
  13. antes do meu blog atual, também tive outro e sinto essa diferença que falas. no início havia muita gente que comentava realmente o que diziamos no post e, de repente, essas pessoas reduziram e só havia comentários quase monossilábicos. mas olha, independentemente de tudo, faz o que te faz feliz! se é a escrever sobre moda, escreve sobre moda. se é a escrever sobre cantis de água, escreve sobre isso também! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha sem dúvida! O segredo de ser blogger de forma genuína é mesmo fazermos e escrevermos sobre aquilo de que gostamos, seja o assunto que for. E os comentários monossilábicos vão sempre lá estar, não é verdade? Vamo-nos focar naqueles que realmente nos acarinham :)

      Eliminar
  14. Olá Marisa! Em primeiro lugar obrigada pela visita ao meu blogue. :) Concordo plenamente com o que dizes, e a tua escrita é deveras prazerosa de ler, muito bem conseguida! São dilemas compreensíveis, e este é um mundo que pode rapidamente tornar-se exaustivo, temos que ter muito foco, manter uma noção das prioridades na nossa vida e sobretudo não exigir demais de nós próprias.

    Esses comentários vazios de facto conseguem ser um pouco frustrantes...

    Eu, por exemplo tenho 34 anos e sou nova na blogosfera. O meu blogue tem um tema específico - saúde e bem estar feminino. E fico feliz por ter pelo menos algumas leitoras que valorizam o escrevo e dão real feedback.

    Vou continuar a acompanhar-te! ❤

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar